domingo, 15 de abril de 2012

História de Nova Serrana



Ruínas Engenho Boa Vista de Minas
A grande extensão de terras inóspitas, situadas a sudoeste do antigo termo de Pitangui, era denominada Sertão do Inhanhi até o segundo quartel do século XVIII. Anteriores ao ano de 1730, poucas e fracassadas incursões foram realizadas no território que seria, mais tarde, denominado município de Nova Serrana. Encontram-se notícias de aventureiros que de Pitangui buscavam outras paragens auríferas, notadamente a serra da Boa Esperança, utilizando um caminho informal que se dirigia ao sul da capitania de Minas, com passagem no rio Lambari.
Em 1737, Gomes Freire de Andrade, então governador da capitania de Minas, anulou a portaria que proibia a abertura de novos caminhos e convocou a adesão de empreendedores para a abertura de novas trilhas que ligassem o sua da capitania a Pitangui e de São João Del-Rei a Paracatu (Picada São João Del-Rei / Paracatu). Nesta última empreitada, ao passar por Formiga, criou-se uma variante rumo norte com destino a Pitangui; seu traçado, cruzando toda a extensão norte-sul do atual município de Nova Serrana, possibilitou a fundação de várias fazendas, mais tarde transformadas em povoados a exemplo de Novais, Barretos, Boa Vista, Areias, Ripa, Moreiras e, no centro do atual município, a fazenda Barra Grande do Cercado. Esta última foi criada pelo português Custódio Martins Vieira e sua mulher, Maria Nunes da Silva. Os mais antigos documentos auxiliam esta afirmação e comprovam que, a partir de 1755, a fazenda Barra Grande do Cercado iniciou timidamente a prestação de serviços aos viandantes do caminho. Esse período coincide com o desmantelamento das aldeias quilombolas que dominavam a região desde 1738.
A morte do primeiro proprietário da fazenda Barra Grande do Cercado, ocorrida em 27 de maio de 1791, não foi suficiente para que ocorresse a divisão de sua enorme gleba (avaliada em dez mil hectares); essa primeira divisão ocorreria somente em 1804 com a morte de Maria Nunes da Silva e, após um longo e penoso processo de partilha, pôde aquela gleba transformar-se em várias unidades produtoras. A sede da fazenda continuou com seu nome original até meados de 1850, quando então se suprimiu a denominação “Barra Grande” e tornou-se apenas fazenda do Cercado. Um dos folhos de Custódio Martins Vieira teve a iniciativa de criar uma hospedaria, um comércio e uma pequena sapataria situados à beira do caminho. A partir de 1860, o lugarejo composto de várias casas construídas ao longo da estrada, ganhara o nome de “Cercado”. Esse nome, preservado até 1953, aludia ao natural cercado derivado das confluências dos ribeirões da Fartura e Pavão.
O “Almanak Administrativo Civil Industrial da Província de Minas Gerais para o ano de 1865” editado em Vila Rica no ano de 1865, trata com reservadas palavras da existência de uma comunidade no lugar denominado Cercado, ainda modesta e vivendo exclusivamente da lavoura, sob a jurisdição do Distrito da Saúde desde 1855. Somente em 5 de novembro de 1869, por força da Lei Nº 1622, o arraial do Cercado ganhou a distinção de distrito, sob a jurisdição direta de Pitangui.
O arraial, sede do Distrito do Cercado de Pitangui, teve maior desenvoltura a partir de 1900 após a inauguração da Estrada de Ferro Oeste de Minas. A proximidade com a estrada que conduzia para outros mercados os produtos da fazenda do Cercado, estimularam e aumentaram a produção dos fazendeiros. Um enorme contingente de imigrantes fixou residência na região. Eram indivíduos oriundos das mais variadas localidades, convocados para prestarem serviço na estrada de ferro ou na fazenda do Cercado. O povoado recebeu famílias de Perdões, Bom Sucesso, Itapecerica, Oliveira, Carmo do Cajuru, São Gonçalo, Divinópolis, Perdigão, etc.
É desconhecida a data da primeira capela do Cercado; sabe-se que ocorreu após o ano de 1850, tendo como padroeira São Sebastião. Um incêndio destruiu aquele primitivo e rústico templo em época anterior ao ano de 1880. A partir de então os ofícios religiosos eram realizados em um casarão, hoje tombado pelo Patrimônio Histórico, situado à rua Dimas Guimarães. E assim permaneceu até o ano de 1924.
O crescimento do povoado, agraciado com a chegada de novos moradores, exigiu a construção de um novo templo. Um movimento liderado pelo major Francisco Batista de Freitas (da Guarda Nacional estacionada em Pitangui) era possuidor de enormes glebas de terras. E partiu do próprio líder oferecer ao patrimônio da capela de São Sebastião, um área correspondente a vinte hectares, para construção de uma nova igreja e demais edificações dignas de uma paróquia. À volta do novo templo surgiram novas residências e pequenas casas comerciais. Após a construção da nova igreja, a Aplicação de São Sebastião do Cercado foi elevada à categoria de paróquia, desmembrada da paróquia de Pitangui, por ato de D. Antônio dos Santos Cabral.
Os primeiros passos para a emancipação do distrito do Cercado mereceram total dedicação do então vereador José Batista de Freitas (neto do major Francisco Batista de Freitas) que, seguindo as orientações da Lei Estadual nº 336 de 27 de dezembro de 1948, viu seus objetivos concretizados no dia 12 de dezembro de 1953: o distrito do Cercado de Pitangui passou a se denominar município de Nova Serrana, numa reverência à antiga Pitangui, também cognominada “Velha Serrana”.
Vista Aérea
A tradição calçadista do povo neo-serranense vem de longa data, contudo os primeiros passos para a atividade, em escala industrial, ocorreram somente a partir de 1948, com a implantação da primeira fábrica de bonitas, registrada por Geny José Ferreira. Seus colaboradores e aprendizes foram aos poucos instalando novas unidades. O sucesso daquelas primeiras fábricas atraiu novos empreendedores e, com a emancipação política, a atividade tornou-se atrativa e preferencial. Maior impulso ocorreu, no entanto, após a construção da rodovia BR 262 e com a encampação do sistema elétrico pela CEMIG.
Em março de 1991, Nova Serrana foi elevada à cabeça de comarca, desmembrada da comarca de Pitangui. A nova divisão judiciária abrangeu ainda os municípios de Perdigão e Araújos, desmembradas da comarca de Bom Despacho.
Orlando Ferreira Freitas
Foto
Hospital Sao Jose
Foto
Igreja Matriz - 1962
Foto
Rua FreiAnselmo Dec. 1950
Foto
Fábrica de Polvilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário