quinta-feira, 19 de abril de 2012

Diário



                                                             Consciência  coletiva



 Aproveitando o gancho do diário de segunda, que falou sobre a limpeza urbana, vamos analisar hoje a consciência coletiva. esta ai duas palavrinhas que geralmente não vemos na mesma frase. consciência significa entre outros coisas: noção do que se passa, sentimento de dever, moralidade. É o que nos torna seris humanos. ela nos permite discernir entre o certo e o errado. Nos tornam homens soberanos entre as outras criaturas. coletivo significa: diz respeito a muitos, exprime a reunião de vários indivíduos da mesma especie.
Uma característica que não é inclusiva do ser humano, vários animais vivem no sentido da coletividade, ou como é mais conhecida a comunhão. estes animais trabalham para promover o bem comum, suas ações  são  coordenadas para que os benefícios sejam divididos por todos. então consciência coletiva nada mais é que a noção de cumprir com os devires que tragam benefícios para a sociedade.
 Parece simples, mas o que estamos observando hoje em dia é justamente o contrario. o homem esta sendo treinado para perder o sentido da coletividade, e estamos fazendo bem nosso dever de casa. nossos lideres não querem que fiquemos unidos, pois é mais fácil controlar indivíduos que não se interessam  pelo mundo que existe fora dos seus portões. o que este blog propõem e justamente a busca pelo conhecimento, a reflexão sobre a vida em comunhão, a vida em sociedade. mais uma vez vou dizer: seja curioso, leia mais, se interesse pelos problemas comuns, só assim nosso pais vai ter conserto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário