quinta-feira, 29 de março de 2012

Sobre pena de morte, reflexões



                                        Pena de morte

A pena de morte é uma questão que divide opiniões em todo o mundo, assim como a própria condição humana de não ter respostas para várias perguntas, certo ou errado a pena de morte é uma pergunta que talvez não tenha resposta.
Se pensarmos da seguinte forma podemos ter uma idéia da complexidade que envolve esta questão.
Uma crime acontece e um suspeito é preso, logo depois ele é julgado e condenado a morte. Ate ai tudo bem. Mas se a polícia não tiver feito um trabalho competente. Ou se o verdadeiro culpado teve tamanha competência a ponto de colocar a culpa em outra pessoa. Ou se a até mesmo a justiça para satisfazer o clamor da sociedade, ou para mostrar a rapidez de sua espada, condena o primeiro suspeito.
Estas são só algumas das questões que surgem com a pergunta.
Agora vamos pensa de outra forma.
Se uma pessoa estuprar uma criança, depois tortura e mata, ela não deveria ser morta do mesmo jeito, ou de uma forma mais cruel ainda? Esta seria a resposta mais fácil, rápida e desumana possível. Porem acabaria tudo naquele momento, não haveria a despesa de sustentar mais um criminoso em um presídio, nem o risco de uma fuga ou de uma possível liberdade conseguida por um advogado que por dinheiro, mesmo sabendo que seu cliente não pode viver em comunhão com a sociedade, move meio mundo para libertá-lo.
Uma vez ouvi dizer que a morte não é uma punição e sim uma libertação.
Tai uma coisa que também deve ser levada em consideração, pois se eu quiser morrer e não tiver coragem para cometer suicídio, eu posso matar outra pessoa por que assim ele também vão me matar, e acabar com meu sofrimento. Seria a morte uma punição ou uma libertação.
Ai esta algumas das questões que surgem com a pergunta. Agora pense bem e tire você mesmo suas próprias conclusões.




                                                                                                   Betinho

Um comentário:

  1. Oi tudo bem?
    Olha, sou contra a pena de morte. Eu penso que um crime, por mais hediondo possível, não justifica o crime da sociedade. Explico-me:se matar é crime, para o indivíduo, é também para o coletivo, a sociedade. Mas não só isso, eu também penso que certos crimes, como o exemplo que você menciona,devem ficar expostos à sociedade, com a prisão perpétua de quem o comete, como uma lembrança constante do mal que há nas pessoas.
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir